Sistema Nervoso Central



O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinal, que formam o eixo cerebroespinal.  









Os dois órgãos estão protegidos por estruturas ósseas: o encéfalo encontra-se no interior da caixa craniana ou crânio e a medula espinal está rodeada pelas vértebras que formam a coluna vertebral, no chamado canal vertebral ou raquidiano. No entanto, o encéfalo e a medula espinal não estão directamente em contacto com a parede óssea do crânio e do canal raquidiano, pois encontram-se envolvidos por três membranas finas, embora muito resistentes - as meninges. A mais externa adere à superfície interna do crânio e do canal raquidiano e a mais interna está provida de uma intrincada rede de pequenos vasos sanguíneos, que fornecem as células nervosas.
 Entre as meninges interna e intermédia flui um líquido - líquido cefalorraquidiano - que circula pela medula espinal e encéfalo. Este líquido desempenha duas funções muito importantes: funciona como um amortecedor de choques, constituindo uma excelente protecção e ainda auxilia na remoção dos produtos nefastos, resultantes do metabolismo celular.

Este é um padrão comum a todos os vertebrados, pois é neste grupo animal que se atinge a maior complexidade de todos os sistemas corporais.

Nenhum comentário: